Cursos profissionais nunca foram vistos "com bons olhos". Eu mesma, antes de estar informada de certa forma rebaixava os cursos profissionais, pensava que estes serviam apenas para quem queria despachar a escola de uma forma mais fácil.

A verdade é que, maior parte dos alunos que os frequentam, estão lá por isso mesmo e é o que acaba por deixar essa imagem dos cursos profissionais.

Mas um curso profissional não tem só esse lado mau que toda a gente pinta. Um curso profissional é tão complicado quanto os cursos normais. Não na teoria, mas na prática. As disciplinas teóricas, ou seja, português, matemática, inglês... acabam sim por ter um nível inferior comparado a outros cursos. Mas as disciplinas práticas... essas sim, muitas vezes nos dão cabo da cabeça.

Quando cheguei ao 9º ano e vi que tinha apenas duas escolhas, LH( Línguas e Humanidades) e CT(Ciências e Técnologias), não me identifiquei com nenhuma das imensas áreas que poderia seguir após terminar o 12ºano.

Foi aí que pensei naquilo que realmente gosto, fotografia, video, publicidade, comunicação... E depois de muito ponderar e pesquisar com a ajuda de umas amigas, encontrei um curso que envolvia muito daquilo que eu gosto, Técnico de Multimédia. 



Frequento, hoje, o 2º ano (11ºano) num curso de Técnico de Multimédia no Instituto Profissional de Tecnologias Avançadas (IPTA), no Porto. E digo-vos desde já que foi das melhores escolhas que fiz até hoje!!

Mas afinal, em que consiste um curso de Técnico de Multimédia?

Um Técnico de Multimédia no final do curso estará apto a:

➩ Conceber / Desenvolver produtos multimédia interactivos;
➩ Captar, digitalizar e tratar imagens, som e texto;
➩ Editar conteúdos com vista à criação de soluções de comunicação (informativas e lúdicas);
➩ Integrar conteúdos utilizando ferramentas de autor;
➩ Programar aplicações multimédia;
➩ Animar objectos para aplicações multimédia;
➩ Desenhar conteúdos multimédia.
Basicamente, vai saber utilizar vários programas face á edição de video, edição de foto, animação 3D e 2D programação de jogos, programação de websites, desenvolver publicidades etc...

Quais são as disciplinas?

As disciplinas são divididas por horas, sendo que ao longo dos 3 anos vão aumentando e diminuindo.

Formação Sociocultural:
  • Lingua Estrangeira 
  • Português
  • Tecnologias da Informação e comunicação
  • Educação Física
  • Integração
Formação Científica:
  • Matemática
  • Física
  • História e Cultura das Artes
Formação Técnica:
  • Técninas de Multimédia
  • Design e Comunicação de Audiovisuais
  • Sistemas de Informação
  • Projeto e Produção Multimédia
  • Formação em Contexto de Trabalho
Quais as saídas profissionais?

➩ Animador 2D e 3D
➩ Produtor Multimédia
➩ Ilustração Digital
➩ Pós-Produtor Vídeo
➩ Pós-Produtor Aúdio
➩ Designer de soluções para os Media
➩ Designer de Produtos Multimédia
➩ Designer Web

Principais locais para exercer a atividade

➩ Agências de publicidade
➩ Departamentos de produção para Novos Media
➩ Produtoras de conteúdos para Tv e Web
➩ Agências de Produção
➩ Departamentos de Marketing e Comunicação
➩ Jornais - Edição
➩ Televisão - Edição
➩ Museus e Espaços Culturais

Estes cursos  duram 3 anos, (10º, 11º e 12º) e dão diploma de certificação de nivel 4.

Os cursos profissionais são, normalmente, remunerados, ou seja, dependendo da escola, terão sempre um subsidio de transporte (desde a zona onde vives até a escola, não importa o quão longe for) e um subsidio de alimentação.

Importante

Um aluno que estude num curso profissional está apto a ir para a faculdade, as condições de candidatura são iguais ás dos alunos de cursos normais.

Conselho

Sempre que quiserem fazer um curso profissional, optem por escolas só de cursos profissionais ou institutos dedicados a isso. Provavelmente os professores estarão inseridos no mercado de trabalho da área paralelamente ás aulas o que faz com que o aluno tire melhor proveito.

Escolham o curso de acordo com aquilo que gostam, não aquilo que alguém quer, O que hoje tem muita saída de trabalho, amanhã, quando acabarem o curso, pode não ter. Sabendo que tiraram algo que gostam, vai ser sempre melhor do que algo que foram de certa forma obrigados a fazer.

Para que consigam ainda uma melhor visualização daquilo que fazemos no curso, deixo-vos o link da galeria do Curso Técnico de Múltimédia do Instituto Profissional de Tecnologias Avançadas.