Quem viu o meu vlog de ontem, sabe que fiz questão de ver o primeiro episódio do Peso Pesado Teens. E hoje quis falar um pouquinho sobre a minha visão sobre o programa mas também de mim, enquanto adolescente acima do peso.
Várias foram as pessoas que há uns meses me incentivaram a participar no programa e estive quase quase a candidatar-me. Vi no programa uma forma eficaz de conseguir alguns objetivos e tudo mais, mas, acabei por desistir da ideia. Não que já não quisesse perder peso mas porque saberia que psicologicamente não iria aguentar a pressão. Não em relação aos novos hábitos alimentares e de exercício, mas sim por muitas coisas que estavam acontecer naquela altura na minha vida.
Apesar disso, fiz questão de acompanhar o primeiro episódio e claro, daqui para a frente, todos os outros.
Primeiro de tudo, é sempre bom saber que finalmente eles tiveram coragem para conseguir perder peso e se expor assim, para todo Portugal. Se é difícil ,por vezes, sair a rua, imaginem aparecer assim na televisão? E pior de tudo, dar a conhecer o nosso peso. Sou gorda e sei o quanto custa falar desses números que aparecem na balança.
Todos temos as nossas histórias e o certo é que em maior parte daquelas que ouvimos, é tudo muito parecido. As pessoas põe de parte, criticam, não gostam. Mas podemos ver que inicialmente, a culpa não é nossa. Os pais tem bastante influência e o "ela gosta/ele gosta", "deixa estar", "come" acabam por ser demasiado repetitivos e a criança acaba por engordar cada vez mais. Quando se olha, é tarde demais.
Mais uma vez, não por não se querer perder peso, mas porque o psicológico também não ajuda. O "não quero saber", "é só mais hoje", "tenho tempo" vai-se arrastando e quando vemos estamos numa altura em que tudo é mais complicado.
Sei do que falo porque sou igual, ou era. Fui atleta durante uns anos, apesar de nunca ter sido magra, o meu peso estava estabilizado. Não parava e sentia-me bem. Apesar de comer, abatia tudo no exercício e era o que me fazia manter e não ser magra, mas isso não me incomodava. Após o meu treinador se ter reformado, parei com todo o exercício que fazia e de "um dia para o outro" o peso só aumentava.
Tinha perdido uma oportunidade de mais mil que surgiram depois. Entrei em ginásios, fui proposta para começar uma arte marcial, mas nada resultava. porquê? Porque apesar de querer muito aquilo, psicologicamente não estava preparada. Tudo tinha de estar em sintonia para resultar e não estando, não resultava.
Hoje, sinto-me bem. Tenho objetivos bem traçados e sei que agora vou conseguir alcança-los. Inscrevi-me novamente no ginásio, desta vez é para ser. Estou pronta para me despedir do meu peso.
Quanto ao programa, vou continuar a assistir. É otimo ter referências e acompanhar mudanças. E é também, claro, uma grande fonte de motivação.
Emagrecer é todo um trabalho físico e psicológico. Não é fácil, mas é possível!
Demora, mas acontece.
Demora, mas acontece.
Confesso que tive alguma curiosidade, mas confesso que as feridas de anos de luta contra a balança ainda doem.
ResponderEliminarApesar de não ter sido uma obesa mórbida na adolescência, tinha a minha mãe à perna sempre pressionando para ser cm minha irmã (magrela). Hoje tenho 37, meu peso tem 3 dígitos e confesso que minha auto estima está nas nuvens :D
E é assim mesmo!! Independentemente do nosso peso, se nos sentir-mos bem, é o que importa!!
EliminarPelo menos eu penso assim :p
Um beijooo
Eu não acredito em programas como o Peso Pesado, vários estudos e entrevistas a antigos concorrentes e psicólogos que trabalhavam nesse programa (falo principalmente o norte-americano) admitem que isso só prejudica a saúde. Sim, perdes peso, mas a que custo?! Há vários estudos por universidades internacionais que indicam que perder uma grande quantidade de peso em pouco tempo pode trazer efeitos negativos ao corpo. Eu não fui excepção: perdi 67kg cujo os últimos 20kg perdi em menos de 5 meses - fiquei anémica e agora tenho tendências de tensão baixa, com arritmia cardíaca depois de quebras de tensões e meu corpo não aquece correctamente.
ResponderEliminarOutra coisa é que maior parte deste tipo de dietas pode não ajudar, porque após uns meses voltas a engordar e aumentar de peso, para emagrecer e manter sempre o peso é preciso mudar de rotina gradualmente (alimentação e exercício físico). Eu tenho mantido o meu peso entre 65k a 70kg e não é nada fácil, as vezes caio em lapso e deixo de comer por semanas - o psicológico influência e muito.
Deixo aqui um artigo que vale a pena ler (acho!)
http://www.dailymail.co.uk/femail/article-2927207/We-fat-Former-Biggest-Loser-contestants-admit-controversial-regained-weight-endure-lasting-health-issues.html
Espero não a ter ofendido em alguma maneira :/
Mas um bom post. Gosto <3
~ Carla'C
Coisinhas da Carla'C
Facebook | Instagram
Claro que não ofendeste Carlinha!! Estamos aqui para trocar opiniões!! E adoro quando o fazem!!
EliminarVisto por esse ponto, sim, tens razão!! Eles são postos á prova e cá fora como não tem aquele regime diário podem voltar a engordar, mesmo que nunca tanto como antes!!
Não desistas e mantem-te firme, domina a tua mente! <3
Vou ver quando tiver um pouquinho mais tempo ok?
Um beijoooo <3
Não vi o programa, na verdade, confesso que pouquíssimos episódios do peso pesado português vi. Nos poucos episódios que vi de programas anteriores, irritou-me um pouco a arrogância dos "treinadores"/PT's, que é uma arrogância diferente da dos PT's americanos. Os programas portugueses pareciam-me funcionar muito à base da humilhação e isso foi algo que me irritou, porque ali, pode resultar, mas na vida real, no dia a dia, a arrogância de familiares/amigos para com quem tenha excesso de peso não vai servir como motivação, mas provavelmente como o oposto.
ResponderEliminarEm relação a esta edição... Um programa sobre perda de peso, cujo anúncio publicitário consiste num rapaz adolescente a constatar que por ser gordo nunca nenhuma rapariga vai olhar para ele... simplesmente não me parece que seja a forma correcta de abordar o assunto. O ênfase deve ser dado ao bem estar e saúde e não à aparência, porque começamos a direccionar esta juventude num caminho em que se não se preencher mil e um requisitos de padrões de beleza, aos olhos da sociedade a pessoa é um "me*das"... De qualquer forma espero que estes jovens consigam perder peso, mas mantendo o foco no que realmente importa. Ser gordo não é sinónimo de que não se possa ser amado, apreciado, valorizado. Assim como ser magro não significa ter o apreço e consideração de todos.
Beijinhos,
Telma
Fui Eu Que Disse - Blog | Facebook | Instagram
Concordo em partes contigo. Sim, por vezes a arrogância das pessoas irritam-nos e quanto mais o fazem menos nos dá vontade a nós de querer mudar. Por outro lado, existem pessoas que conseguem pegar nessa arrogância e transformá-la em motivação para conseguir o objetivo. Depende sempre de vários factores...
EliminarQuanto ao segundo ponto, sim, tens razão! Foram muito infelizes com essa publicidade. Podemos ser gordos e ser amados tal e qual os magros. Acho que as pessoas são estupidas ao dizerem que não.
Obrigada pelo comentário Telma, um beijooo <3
Eu nunca fui obesa mas sempre tive excesso de peso e sofri um pouco com isso durante a adolescência. Felizmente recuperei a minha auto-estima e penso que a idade ajuda bastante a que deixemos de dar importância ao que os outros nos dizem. Só assim conseguimos ser felizes.
ResponderEliminarAgora que vais para o ginásio prepara-te para ouvires um ou outro comentário sobre o teu peso. Há pessoas más. Mas não desistas até que os teus objetivos sejam cumpridos!
Um beijo grande!
Patrícia Salomé
The Fashionista Pretender
Com a idade começamos a ver que o que os outros dizem não é assim tão importantes.
EliminarEstou pronta para esses comentários, como nunca estive!! Acho que a partir do momento em que sabes que estás a fazer algo para mudar a situação, nada te incomoda!!
Obrigada querida!! Um beijooo <3
Concordo a 100% com as tuas palavras e admiro muito a coragem de expores o que sentes. Acredito que o teu testemunho é inspiração para muitas pessoas que sentem vergonha de se expor ou falar sobre o assunto. Dizer que queremos mudar e admitir que estamos preparados é "meio caminho andado". Força e determinação :) Parabéns pelo blog e por falares deste tema! Beijinho
ResponderEliminarhttp://www.raspberrygirls.com/
Que querida!! Obrigada eu pelas tuas palavras. É bom saber que partilhar um pouquinho de nós vale a pena!
EliminarObrigada mais uma vez, um beijooo <3