"Autoestima é a qualidade que pertence ao indivíduo satisfeito com a sua identidade, ou seja, uma pessoa dotada de confiança e que valoriza a si mesmo."

O tema do movimento Portugal Curvy deste mês é isso mesmo, autoestima. Um tema sempre muito delicado e difícil de se debater face às inseguranças que cada um de nós tem sobre si mesmo. 

Hoje escrevo ainda mais com o coração do que nos outros dias. Escrevo tentando ser o mais transparente possível, o mais verdadeira não só para convosco mas para comigo mesma. 

Transmito-vos ideias, pensamentos neste blog já fez dois anos. Há dois anos que vou postando sobre aceitação, bodypositive, moda plus size etc etc etc. Há dois anos que vos incentivo a "saírem da caixa", a viver no corpo que é vosso e que SIM podem ser felizes seja ele como for. Massssssssssss, é tudo um mar de rosas? Nonono, não é. Também eu tenho e tive as minhas inseguranças. Também eu panico de vez em quando com esta ou outra coisa que para muitos pode ser algo normal mas que a mim me incomoda. Todos nós temos algo que nos pode atazanar a cabeça, fazer pensar 500x naquilo e nos deixar mais em baixo.
Autoestima
Já fui uma pessoa muito complexada. Já fui uma pessoa que criava problemas em tudo relativamente ao meu corpo. Que não saía de casa porque não sabia o que vestir (sim, tha'ts true, deixei de fazer algumas coisas por conta desta burrice) ou então que já tinha vestido, por exemplo, a camisola vermelha com as calças pretas umas 30x mas que naquele dia que só tinha aquilo pra vestir ficava super mal, notava-se tudo quanto era banha e pneu e consequentemente acabava por não sair por esse motivo. Já fui pessoa de passar imenso tempo ao espelho a chorar (quando digo a chorar, pensem numa pessoa que parece que vai acabar o mundo). Tudo porque não me aceitava, não aceitava o corpo que tinha e principalmente porque sabia o que os outros acabavam por pensar de mim (na minha cabeça). Tudo porque vivia na tal caixa em que tudo o que não é o padrão é errado. 

A autoestima e aceitação são coisas que levam o seu tempo a ser implementadas na nossa vida. Hoje consigo dizer-vos que me aceito como sou, que sei quem sou. Mas continuo a ter incertezas e inseguranças diárias com o meu corpo. A diferença? Não deixo de fazer o que gosto, o que quero por isso. 
Uma das coisas que mais me mete impressão no meu corpo são as estrias. As estrias dos meus ombros,braços e peito é uma das coisas que mais me incomoda. Fazem-me realmente sentir esquisita. Não usava cabiadas nem alcinhas para não se notar até à uns tempos. O que muda quando começamos a aceitar-nos? Pois bem, eu não gosto, é uma verdade mas não posso viver em função do não gostar disso. Tenho de pegar e esquecer-me que elas lá estão, correr, saltar, brincar, fazer a minha vida normalmente em vez de as tentar estar sempre a tapar. Até porque, falem sério amigas, imaginem-me no calorzão a suar por todos os lados mas sem prender o cabelo só porque ele é grande e capaz de tapar os meus braços. Coisas assim entendem? Coisas que quando caímos na realidade percebemos que não fazem sentido. 

Todas sabemos que são longos percursos. Eu ainda não concluí o meu, mas já passei da metade. Acho que por isso que me sinto tão à vontade para vos falar através do blog sobre coisas e situações minhas que nunca falaria normalmente. Mas faço-o e faço-o de coração cheio porque sei que desabafando aqui, ali, publicando um look etc vou ajudando pessoas como nós, que precisam de algum incentivo para se começarem a sentir bem na sua pele, tal como eu precisei. 

Na vida vamos tendo várias opções, várias escolhas a fazer. Podemos aceitar-nos como somos ou tentar mudar. Aliás, até podemos os dois ao mesmo tempo. Porque neste momento aceito-me como sou mas não nego a vontade de querer perder uns kgs. O bom de me aceitar é conseguir viver (viver de verdade, sabem) durante essas mudanças que quero ou não fazer. 
Vivam com os vossos pneuzinhos, com as vossas estrias, com o vosso ponto amarelo na testa, mas vivam. Deixem de lado as ideias padronizadas da sociedade. Não se deixem influenciar por aqueles que não vos querem bem. Existe tanta coisa boa na vida, tantas pessoas que tem mais para nos dar do que aquelas que nos querem mal. 

Por isso, é esta a mensagem que vos deixo hoje no movimento <3 div="">

Visitem as meninas, já sabem:
A Plus Size Girl Who Loves LIFE: http://bit.ly/1SOvfJr

Armário Extra Largo: http://bit.ly/2jQcVHC

Big Girls Love Fashion Too: http://bit.ly/BGLFTPortugalCurvy
B-hynd Her: http://bit.ly/2eMyan2
Curvy Girl: http://bit.ly/2lcH9Re
Diário de uma Mulher (im)perfeita - http://bit.ly/248rA1J
Dreams of a Curvy Girl: http://bit.ly/1Tig7BF
Grande Sonhadora: http://bit.ly/2fvlOjh
Manual da Moda: http://bit.ly/1QJ4RMJ
Mary's Big Closet: http://bit.ly/1X08G7D

(Relembrando que apesar do blog ser virado pra moda plus size sempre que toco nestes assuntos é virado pra toda a gente, porque sendo alto, baixo, magro, gordo, com ou sem acne, temos sempre todos problemas, não somos perfeitos e não é desvalorizando uns que vamos melhorar outros.)